19 de abril de 2011

Programa Televisivo Aponta "Falhas e Distorções" No Best-seller "Três Xícaras de Chá"

A história de um homem que combateu o terror com escolas e livros no Afeganistão e no Paquistão. Perdido e sozinho, Mortenson foi salvo da morte pelos moradores de uma aldeia pobre nas encostas do Himalaia. Curado, voltou e iniciou uma das maiores campanhas humanitárias das últimas décadas, através da construção de escolas no Afeganistão do temido Talibã. Uma corajosa declaração de guerra às raízes do terrorismo: a pobreza e ignorância.

Essa é Sinopse nacional do Site das Lojas Americanas sobre o best-seller internacional "Três Xícaras de Chá" ou "A Terceira Xícara de Chá" como foi traduzido no Brasil. Porém a bela história descrita acima pode estar condenada por várias supostas imprecisões e distorções.

Pelo menos esta foi a acusação do célebre programa jornalístico "60 Minutes" que diz ter investigado alguns dos fatos apontados no livro indo diretamente a fonte, segundo a atração grande parte das escolas que constam como beneficiárias da instituição criada pelo autor, a CAI (Instituto para a Ásia Central, na sigla em inglês) estariam abandonadas, algumas teriam sido construídas por outras pessoas e outras não receberiam fundos dos instituto a alguns anos.

O "60 Minutes" prossegue afirmando que a história contada por Mortenson, o autor, de que havia se perdido no K2 e havia sido ajudado e conquistado pela hospitalidade e gentileza dos nativos também seria inverídica, a afirmação se baseia em depoimentos de populares que negaram que ele houvesse se perdido na montanha e pior, que ele só teria vindo para a região em 1994, dois anos antes de um suposto sequestro que ele dizia ter enfrentado na obra.

Mortenson, indicado ao Nobel da Paz pela iniciativa descrita no livro, obviamente nega as acusações e acusa o programa de ter se baseado em informações imprecisas e em trechos minúsculos que nada comprovam do todo, sua defesa no entanto foca-se sobretudo na acusação do imposto de renda que apresentaria um número significativamente menor de instituições em comparação ao  informado no site da instituição. Mortenson se defende dizendo que o imposto só corresponde a um único ano e que por isso as informações são parciais e relativamente desatualizadas.

Informação e Foto: O Globo / Americanas

Ewerton Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)