13 de novembro de 2011

Como Enviar Manuscrito (Original) de Livro A Uma Editora Para Publicação

foto; Cultura Mix

Quando Paulo Coelho entrou na Academia Brasileira de Letras todo o brasileiro pode começar a acreditar que poderia se tornar um grande autor de best-selleres; conhecido internacionalmente e vivendo apenas de sua "vocação" literária. O problema é que o autor diversas vezes não sabe muito mais do que escrever (e as vezes nem isto sabe também) por esta razão aparecem dezenas de dúvidas que vão desde o gênero de escrita até a maneira como faz para publicar. Tanto isso é verdade que aqui no Leia Literatura já publicamos o descompromissado artigo "Como Escrever Um Livro Ficcional de Sucesso?" e divulgamos a bela matéria do Fábio Yabu sobre "Como Publicar Um Livro?".

Desta vez a intenção é bem mais prática, perdemos utilizamos umas boas duas horas pesquisando pela internet para fazer uma lista com as políticas de cada editora para recebimento de originais, ou seja, o seu manuscrito que você quer ver publicado. Sempre deixando claro que as informações são de inteira responsabilidade das editoras, justamente por isso achamos por bem "linkar" para os sites oficiais delas em vez de reproduzir o conteúdo aqui. 


Algumas coisas, porém, devem ser pensadas antes de escolher uma editora ao acaso (o que não deve ser feito). Cada empresa possui um gênero que lhe é mais familiar, portanto sempre pesquise o tipo de obra que ela publica para saber se a sua narrativa tem alguma chance de ser aprovada. Outra coisa refere-se ao tamanho da editora, em geral quanto maior mais complexo é publicar e ter uma relação de proximidade, em compensação caso seu original passe bem pelo processo avaliação a exposição e a tiragem devem alcançar números bem maiores.

Por fim cabe ressaltar que sempre é bom escrever antes de pensar em publicar, se o seu livro for bom ele pode até não se tornar aquele campeão de vendas mas vai lhe satisfazer e provavelmente deve ganhar espaço. Agora, sem demorar mais, confira abaixo a lista de links para você aprender como publicar em alguma das editoras que atuam no Brasil.

Clique nos nomes de cada editora para visitar a política de envio de originais nos respectivos sites oficiais:














2 comentários:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)