23 de maio de 2011

Melhores Livrarias Online Para Comprar Livros


É uma dúvida constante quando queremos a comodidade de comprar um livro pela internet, muitas vezes vemos preços extremamente convidativos mas não sabemos se aquela economia realmente compensa, afinal a livraria ou loja online em questão pode não ser assim muito confiável e nossa compra, que se pretendia prática, acaba virando uma dor de cabeça ao enfrentar o serviço de atendimento da empresa.

Para ajudar você nós do Leia Literatura vistamos e pesquisamos no ótimo Reclame Aqui, nos sites das empresas e em outras fontes menores para fazer um comparativo da reputação e qualidade de cinco lojas virtuais, sendo 3 livrarias propriamente ditas, que são responsáveis pela maior parte da venda de livros via internet.

Vamos as avaliações:




Submarino

É uma empresa especializada em comércio eletrônico de maneira geral mas muito conhecida pela venda de livros, vários sites especializados em obras literárias fecham acordos de exclusividade com a empresa. A rede social Skoob, por exemplo, disponibiliza um botão de compra que redireciona o vendedor para a loja.

Recentemente a Submarino se fundiu com as Americanas.com e se tornou a maior rede de comércio varejista online da América Latina, sob o nome de B2W (Business to World).

Avaliação da Loja:

A Submarino tem um volume de vendas alto e isso tende a ajudar os números negativos já que com mais comércio mais problemas existirão. Todavia a rede ostenta títulos negativos em demasia. 

A rede de lojas está presente na oitava colocação entre as mais reclamadas do site Reclame Aqui  nos últimos 30 dias e em quinto nos últimos 12 meses, ou seja, um problema que perdura.

A nota para a rede, fornecida pelos consumidores, é a segunda mais baixa entre as cinco avaliadas: 3.65, e devido ao número de reclamações recebidas o tempo de espera é também o segundo pior ficando em cerca de 47 dias até uma solução.

No entanto a empresa que é classificada pelo Reclame Aqui como regular tem em sua defesa a dificuldade de conseguir gerir o imenso número de vendas diárias que promove no mais diferentes tipos de produtos.

Conta como qualidade o site de vendas intuitivo e amigável  que disponibiliza ferramentas de compartilhamento, avaliação e opinião dos leitores eficientes. O melhor entre todas as avaliadas neste quesito.

Resultado:

A empresa faz boas promoções e tem um acervo em livros muito grande todavia o número de negócios acaba criando situações negativas que podem demorar a se resolver. Na experiência que eu tive, em geral, ela é confiável mas existindo problemas  dor de cabeça para saná-los terá chances consideráveis de existir.




Americanas.Com

Outra empresa do grupo B2W, do qual faz parte a Submarino, as Americanas.com são uma empresa que se utiliza da bandeira da Lojas Americanas e vende grande quantidade de produtos incluindo livros.

Diferentemente da Submarino, todavia, as Americanas não são reconhecidas especialmente pelo comércio de livros, sendo este apenas um braço menor da loja online.

Avaliação da Loja:

As Americanas ostentam os piores resultados dentre as cinco empresas avaliadas neste artigo. Ela simplesmente é a empresa que mais recebeu reclamações no último ano no site Reclame Aqui e a segunda dos últimos 30 dias.

Os problemas relatados não são poucos e mais da metade dos reclamantes afirmam que não voltariam a fazer compras nas Americanas (só ela ultrapassou a marca dos 50% entre as que nós avaliamos).

A espera para a resposta da empresa do site é praticamente absurda, 75 dias em média, ou seja, você pode ter de esperar de 2 a 3 meses para ter um retorno. Como era de se esperar a avaliação das Americanas é  a mais baixa contabilizando 3.3 pontos segundo os usuários do Reclame Aqui.

Talvez a grande qualidade da empresa seja a interface do site, amigável e convidativa. Porém mesmo neste aspecto fica em dívida pois não tem sistema de avaliação por notas e nem espaço para comentários de forma evidente.

Resultado:

As Americanas também são vítimas do mesmo problema da Submarino, número de vendas alta acaba também ampliando o número de problemas. Entretanto ocupar a primeira colocação em número de reclamações e ter mais de 4.000 reclamações não atendidas é praticamente injustificável,.

Sem dúvida nenhuma não é a melhor opção para a compra.






Saraiva

A Saraiva é uma das maiores livrarias do Brasil, em 2008 ela adquiriu a Siciliano (que aparece nesta lista) e ampliou ainda mais sua participação no mercado literário nacional.

O site da livraria é um braço que vende obras do seu acervo via internet.

Avaliação da Livraria:

A Saraiva se beneficia do número menor de vendas e alcança bons índices de avaliação do público, contudo sua taxa de solução dos problemas é um pouco ruim, chegando a ser pior que a das Americanas.Com

Fora isso o tempo de espera no site Reclame Aqui é ruim; 15 dias, mas não há reclamações pendentes. A livraria recebe 4,8 pontos de avaliação dos usuários.

A interface do site é facilmete compreensível mas deixa a desejar em termos de qualidade de imagem e facilidade para opinar; os leitores que queiram deixar sua impressões do livro tem que descer quase toda página.

Resultado:

A Saraiva se sai bem no Reclame Aqui e o site é bem razoável e tem bom acervo, é uma opção válida mas poderia fornecer maiores recursos. Passa a impressão de que a livraria poderia se dedicar mais a sua vertente online.

Uma boa opção de compra sem grandes dores de cabeça, recomendada para aqueles que já tem um livro em mente que desejam comprar, pois não dependerão muito das informações adicionais que não são muito bem dispostas.






Livraria Siciliano

Fundada em 1923 hoje é parte da Saraiva

Avaliação da Livraria:

Lembra muito a Saraiva da qual faz parte, porém aparenta ter um acervo menos amplo e menos promoções e lançamentos.

Os números também não fogem muito do que foi visto na Saraiva, porém, muito em razão do tamanho reduzido, ela alcança números um pouco melhores como avaliação em 5 pontos por parte dos membros dos site Reclame Aqui.

O Tempo de espera para atender reclamações é ruim também; 1 semana. Parece pouco mas é muito tendo em vista o número pequeno de solicitações recebidas pela empresa.

O site, como não poderia deixar de ser, lembra muito o da Saraiva também, a diferença é que o esquema de cores mais clássico facilita a leitura.

Resultado:

Vê-se claramente que a Siciliano é um braço menor da Saraiva, por isso ela acaba herdando falhas e qualidades de sua dona, só que com menor oferta.

Comprar na Siciliano é como entrar em um mercadinho, vai ter a comodidade do movimento menor mas você perderá em ofertas.






Livraria Cultura

Famosa livraria nacional é onde ocorrem grande parte de lançamentos de livros e eventos nacionais, tem crescido bem nos últimos anos.

Avaliação da Livraria:

No Reclame Aqui a  Cultura é imbatível, tem poucas reclamações, nota alta do cosumidor (7.82) e solução em 95% dos casos.

Das livrarias e lojas avaliadas neste artigo é a única que recebe o selo de excelência em qualidade do site de reclamações, concedido as melhores empresas, o chamado "RA 1000". A média de espera para resposta na Cultura é de apenas 12 horas!

O site porém não é assim tão bom, tem imagens com resolução ruim e ausência de espaços evidentes para avaliação e comentários sobre as obras.

O Acervo porém é amplo e dispõe de descontos interessantes para os que possuem o chamado "Cartão Mais Cultura"

Resultado:

A empresa certamente poderia se empenhar mais em sua versão online que hoje em dia é pouco convidativa ao usuário, mas apresenta-se como uma opção confiável sobretudo àqueles que querem comprar um livro em específico não dependendo tanto de informações secundárias.

Com uma avaliação tão boa no Reclame Aqui a Livraria Cultura surge como uma alternativa bem interessante aliando reputação a especificidade, já que é um site voltado exclusivamente para a venda de livros.

Atenção:

-As opiniões aqui apresentadas foram colhidas em sites e em impressões pessoais, portanto não podem ser tomadas como verdade incontestável, apenas como uma opinião fundamentada que pretende ajudar na sua escolha.

-Os dados aqui apresentados foram colhidos no dia 23 de Maio de 2011, mudanças ocorridas neles poderão acarretar em mudanças na avaliação das empresas.

15 comentários:

  1. Q massa isso... Adorei essa postagem, mto útil...

    Aproveito para expor algumas experiênciaas em relação ao tema:

    1º Nunca tive problemas com o Submarino, já fiz diversas compras por lá e sempre fui bem atendida...

    2º Tive um estresse mto grande certa vez com a Saraiva, no caso a compra seria de um notebook, naum aconteceu pq colocaram diversos empecilhos esdrúxulos incompatíceis com as facilidades da internet...

    É isso...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    Vale consultar também a Estante Virtual, www.estantevirtual.com.br, que tem livros seminovos de sebos do país inteiro e preços ótimos. Já comprei lá várias vezes e nunca tive problemas.

    Karina

    ResponderExcluir
  3. É verdade Karina, como estávamos nos referindo a lojas de livros novos não mencionamos a Estante Virtual mas é uma ótima lembrança sem qualquer dúvida, as pessoas que conheço que já compraram por lá costumam aprovar o serviço também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Your blog is very nice thanks for sharing Then justVery nice, thanks for sharing to us Enjoyed every bit of your blog.Really looking forward to read more. Call Girls in Goa

    ResponderExcluir
  6. Wow! Great article, I am just searching and found your blog. I would like to thank you for the informative post also it will help the reader... Thanks again! escorts in DLF Phase

    ResponderExcluir
  7. I Saw Your Website Carefully. Thanks For Create Such Kind of Informative Website. Your All Content Is Relevant To Your Subject. I Say Keep It Continue, Because Your Website And Subject Is Meaningful For The Users. I Have Recommended Your Website With My Friends Also.
    I Am Ritu Sharma. I Run My Own High Class Escorts In Mumbai. I Am Very Hot And Sexy. I Have Five Years’ Experience In My Profession. That’s why I Understand the Each Personal Needs of My Every Client. My Service Charge Is Low And Service Is Super. You Can Avail My High Class Escorts Service At Your Home Or In Hotel. I Am Comfortable To Provide Service In Local And Outside Also. To Book My Service Call +91- 9OO4OO9481
    Visit http://www.escortservicemumbai.net/high-class-escorts-in-mumbai/

    Visit The Links Below And Have A Look At My Various Mumbai Escort Services-
    Mumbai Escorts
    High Class Escorts In Mumbai
    Mumbai Call Girls
    Juhu Escorts
    Andheri Escorts
    Mumbai Hot Escorts
    Mumbai Prostitutes

    ResponderExcluir

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)