8 de março de 2011

Melhores Sites Para Baixar Livros (Parte 2)


Depois de ter comentado sobre 3 opções para downloads de livros em sites completamente legalizados (clique aqui para visitar), vou dar dicas de alguns que não possuem este filtro que impede a divulgação de obras que eventualmente podem possuir direitos autorais, é bom deixar claro que não incentivo vocês a baixarem nenhum conteúdo como este, fica a sua inteira e total responsabilidade, vou apenas apontar aqui o endereço dos sites, baixar ou não é uma decisão tomada pela sua consciência, até mesmo porque estes domínios contém muitos conteúdos cujo download gratuito é permitido pela lei o que justifica minha indicação.


Esse é um dos nossos parceiros, mas não é (apenas) por isso que o estamos incluindo na nossa lista, o blog realmente é um dos melhores divulgadores de livros da internet, todos os seus links são diretos (sem aqueles detestáveis protetores de links) e ele tem posts constantes diários que sempre renovam seu acervo que já conta com mais de 1000 obras postadas dentre vários gêneros literários.

Outra boa qualidade do site é o fato de ele também postar hqs e revistas e não apenas livros. Em relação  aos quadrinhos muitos são recentes, traduzidos por grupos nacionais, mas isso já é assunto para algum outro post.
Finalmente cabe citar o design do site, muito leve e sem qualquer anúncio, o que facilita bastante o acesso do visitante e consequentemente o download das obras.

O maior complicador do site é a dependência dos conteúdos externos, como o próprio autor faz questão de afirmar todos os links são encontrados na internet, diferentemente de outro domínios que chegam a digitalizar e traduzir obras, formando assim acervo exclusivo e autoral.


Provavelmente o site de Download de livros mais visitado da internet, com picos de mais de 200 usuários online; conta com links diretos (sem os protetores de link que todo mundo odeia) e possui um acervo rico em obras diversas incluindo gibis e revistas.

O Ebooks Grátis foi por muito tempo líder da categoria sendo o primeiro a disponibilizar scans de revistas como Super Interessante e ter alguns posts de livros exclusivos, todavia ultimamente reduziu drasticamente a incidência de novas postagens e vive basicamente do extenso acervo acumulado ao longo dos anos anteriores, as únicas postagens recorrentes atualmente são de notícias relacionadas a literatura extraídas de portais da internet.


Outra celebridade da categoria, O Rei do Ebook sofreu bastante nos últimos tempos com a pressão da justiça que retirou o site do ar, no retorno ele chegou a ousar afirmando que iria se tornar um blog que apenas  divulgaria links legais, todavia não demorou muito ele voltou a postar os livros best-selleres que fizeram sua fama só que em forma de Fórum. Mas nem a fase de fórum perdurou, logo a idéia, que nem ia mal, acabou sendo preterida em razão do formato clássico que o site voltou a adotar hoje em dia.

O Rei do Ebook tem como qualidade o grande número de sucessos literários tornando-o uma boa opção para aqueles que procuram obras de autores que fazem grande sucesso hoje em dia. Contudo, os problemas com a justiça acabaram pondo a perder todos os posts antigos obrigando aos webamasters refazerem o site post por post, por essa razão seu acervo é significativemente menor em comparação aos demais.

Outro problema do site é o download, o servidor padrão é o easyshare, um dos piores servidores para download da internet, além disso o site se utiliza dos protetores de links, mesmo que não sejam dos mais complicados de se contornar ainda assim incomodam aqueles que privilegiam a maior simplicidade possível.



Se quantidade de livros é a sua prioridade então este site é uma excelente opção, são muitos livros dos mais diferentes gêneros, com direito a muitas informações disponibilizadas. Antes mesmo de fazer o download você pode ler a sinopse, saber o numero de páginas, o formato do arquivo, o nome original e outros detalhes.

Outra ótima característica é a possibilidade de escolher os servidores em que quer se baixar a obra, na maioria dos livros haverá pelo menos duas ou mais opções diferentes de download.

Grandes problemas o site realmente não tem, no entanto o template não é dos mais práticos e funcionais entre os aqui mencionados, mesmo assim está longe de ser complexo. Outra menção negativa caberia ao redirecionamento, quando você clica no link o site abre uma página que fica por 6 segundos antes de aparecer o link do servidor, mas também está longe de ser um problema grave, a não ser que você sofra de um nível absurdo de ansiedade.



Variedade e atualização constante são as grandes qualidades deste site, ele apresenta desde livros didáticos a hqs eróticas (detalhe, tudo na mesmíssima página) e normalmente são postados muitos novos conteúdos diários.

O Problema do site são seus fins lucrativos, ou seja, ele ganha com a divulgação de livros, portanto toda vez que você clicar para acessar alguma postagem específica se abrirá uma nova aba no seu navegador com algum outro site que cedeu aquela ajuda financeira ao Livros Download em troca da divulgação. 

O Protetor de link também dá o ar de sua graça, mesmo facilmente ignorável pode gerar alguma dificuldade para os usuários desacostumados a realizar downloads e pProcurar postagens mais antigas também não é tarefa das mais intuitivas.


Um site muito bom mas que no momento em que escrevo passa por grandes dificuldades, é um dos melhores blogs de divulgação de livros de romance sobrenatural (que são febre na atualidade) entretanto sofreu com a exclusão de várias contas deixando vários links inválidos.

Nem mesmo as postagens atuais encontram-se constantes, muito em razão de restituir os antigos links quebrados mas também por indisponibilidade das colaboradoras.

Então é isto que tenho a indicar, se tiver outras boas opções de blogs que eu não mencionei por aqui pode enviar sua sugestão através de comentário, também faço questão de lembrar que por lei não se pode baixar livros que possuam direitos autorais, nem mesmo para teste, portanto sou obrigado a dizer que todo e qualquer download ilegal de livros é completamente desincentivado por Leia Literatura (mesmo que minha opinião pessoal seja diferente).

Imagens: projetopacu.file.wordpress / Respectivos Sites

Ewerton Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)