7 de março de 2011

Melhores Sites Para Baixar Livros (Parte 1)


Depois de vasculhar a internet e desperdiçar muitas e muitas horas acabei encontrando muitos sites (encontrar sites na internet, sim, eu realizei esta façanha) e claro que entre eles não foram poucos aqueles direcionados aos downloads, e aproveitando que o tema do blog é livros vou citar alguns desses bons lugares onde você pode baixar aquele livro que seu professor pediu para aquele trabalho ou aquele que você quer ler porque realmente quer ler um livro, indo no caminho inverso da maioria dos brasileiros.

Downloads 100% Legais

Se você é daqueles que se sente mal em baixar conteúdos que possuam direitos autorais, até porque fazer isso pode ser considerado crime, saiba que ainda restam opções mais do que válidas para fazer aquele download básico, no entanto é óbvio que a grande maioria  vão ser de clássicos da literatura, afinal só existem duas maneiras de uma obra se tornar de domínio público, a mais simples é que o autor abra mão de seus direitos, o que é quase tão raro quanto encontrar um bom programa na tv Globo; a segunda é que tenham passado ao menos 70 anos desde a morte do autor, e como todos morrem esse acaba sendo o método mais comum de uma obra ser distribuída gratuitamente.

Então vamos encerrar por aqui os "entretantos" e vamos para os "finalmentes":



Provavelmente o maior acervo de obras em português pertence ao Domínio Público, o site do governo tem parceria com diversos grupos que distribuem livros por isso pode montar seu banco de dados variado que além do extenso número de livros nacionais ainda conta com um bom número de obras estrangeiras (traduzidas ou não).

Então é a perfeição? Infelizmente nada é perfeito (nem a Ana Hickman), o Domínio Público possui a grande falha de possuir um dos piores servidores já vistos, e como ele faz o favor de hospedar os livros no próprio site, uma boa internet (e uma boa dose de sorte ao baixar os maiores livros) se faz essencial para aproveitar o site sem a necessidade de paciência monástica.


O SuperDownloads não é voltado aos livros, mas com centenas de obras e um servidor realmente bom é uma opção mais do que válida para aqueles que não tem uma internet muito boa ou nos dias em que simplesmente o Domínio Público não está no ar (sim, ele tira férias inesperadas), claro que vão faltar muitas obras por lá, mas grandes clássiscos nacionais estarão presentes juntamente com alguns livros difíceis de ser encontrados em outros locais como guias para os mais diversos tipos de concurso, e obras essenciais como o código de defesa do consumidor e o código penal.

Aqui no Leia Leitura  você pode acessar uma lista com alguns dos livros do Super Downloads devidamente organizados em ordem alfabética clicando aqui.



Mais um que miscigena os essenciais grandes clássicos com algumas outras obras difíceis de encontrar, neste caso porque são muitas que nem mesmo se procura.

O Site é bastante organizado tornando simples a tarefa de encontrar e fazer o download das obras literárias, ele também, a exemplo dos anteriores, hospeda os livros em servidor próprio e neste caso de qualidade, ainda que não seja tão bom quanto o do Super Downloads funciona sem maiores dores de cabeça, tanto que é hospedado pelo Terra, ou seja, mais um exemplo de profissionalismo.

E por enquanto é só, na próxima parte desse artigo vou apresentar os sites que além de livros de domínio público possuem obras cuja distribuição ou reprodução não é permitida (trocando em miúdos; os piratas), quando a continuação estiver pronta eu editarei este post para adicionar o link aqui.

Lembrando que o prazo pode variar de amanhã mesmo ou daqui a um mês em circunstâncias normais, ou até nunca no caso de uma eventual morte deste autor que vos escreve.


Fiz todo esse drama e postei no dia seguinte, clique aqui para visitar a segunda parte do post contendo os sites de download de livro não legalizados.

Abraço a todos.

Fotos: Biblioteca Biblica / Sites Correspondentes as Imagens

Ewerton Gonçalves


Um comentário:

Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.

Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.

(obrigado pela visita, volte quando puder)