Eu sempre gosto de visitar os sites de literatura espalhados pela internet e não é para copiar pautas (acreditem rs), mas sim para conhecer as opiniões extremamente interessantes que muitas pessoas tem sobre os livros. Vez por outra encontro algo muito bom e falo mentalmente aquele clássico "nunca tinha pensado nisso".
Claro que eu também acho coisas nem tão positivas e uma das que eu mais me incomodo é como muitas pessoas dão valor exacerbado para as capas de livros. Em um blog certa vez, vi um crítica até legal mas que dava a nota final da obra dividida em dois critérios: história e capa.
Tudo bem que capas são bem importantes, mas queira ou não são apenas adornos. Eu por exemplo adoro aquelas clássicas que só colocam o nome do livro na frente e também gosto de outras bem elaboradas cheias de ilustrações.
Infelizmente, a literatura comercial - cada vez mais crescente - dá muito valor ao livro enquanto produto e nesse aspecto capa realmente é algo essencial, talvez até merecendo a avaliação que a blogueira fez acima.
A questão mais importante disso é que o processo não é fruto da alienação de uma pessoa; a reação dos leitores é só consequência de uma literatura de caráter comercial onde os livros tem de ser fáceis de ler, agradáveis e com capas chamativas. O tipo de obra que possa ser vendida naquelas lojas que vendem de brinquedos a encanamento.
Julgar livro pela capa hoje em dia não é só "deficiência" do leitor; é sobretudo consequência de um mercado literário que precisa entender; livro é algo mais do que um mero objeto.
Claro que é legal uma capinha bonita, mas se você que está lendo isso cogita descartar uma obra por motivo tão banal repense a decisão. Acredite, já li muitos livros de capa feia (feia mesmo, não simples) que eram muito bons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)