Neste dia 17 de março em 1948 nascia o renomado escritor estadunidense de ficção-científica William Gibson, autor da obra-prima cyberpunk Neuromancer.
Como todos os subgêneros da ficção-científica, o cyberpunk não é tão simples de conceituar mas em geral é composto por uma sociedade avançada tecnologicamente, sobretudo ciberneticamente, que sofre com problemas graves como a desumanização e exploração de grandes corporações e entidades.
Gibson representou bem este estilo com Neuromancer. O livro conta a história do ex-hacker Case banido através de uma microtoxina de uma alucinação coletiva chamada Matrix ao qual todos se conectam. Assim ele é obrigado a viver em situação degradante nos subúrbios de Tóquio em busca de uma cura.
Como fica claro tanto pelo nome Matrix como pelo enredo; a obra foi uma das principais inspiradoras do filme estrelado por Keanu Reeves.
Muito embora Neuromancer ainda hoje seja seu livro mais conhecido, Gibson escreveu vários outros títulos. Sua própria obra-prima, por exemplo, é a primeira parte de uma trilogia conhecida como série Sprawl; formada também por Count Zero e Mona Lisa Overdrive. Todos publicados no Brasil pela Aleph.
O Autor também escreveu para outros subgêneros da ficção-científica como o steampunk em A Máquina Diferencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)