O último dia deste mês de novembro (30/11) é data de aniversário de dois grandes, e falecidos, escritores clássicos: o irlandês Jonathan Swift e o estadunidense Mark Twain. Ambos são considerados mestres da literatura mundial.
Jonathan Swift nasceu em 1667 na cidade de Dublin, capital da Irlanda, e até hoje é considerado um dos maiores escritores da língua inglesa por sua sátira mordaz aos costumes da época, sobretudo na (de longe) mais famosa de suas obras; "As Viangens de Gulliver".
O livro foi diversas vezes adaptado para outras mídias, sendo que em grande parte das vezes perdeu muito de sua densidade crítica e metafórica para se tornar um relato fantástico/infantil. A obra recheada de viagens a locais de povos estranhos (como os pequenos cidadãos de Lilliput) sempre traz alusões críticas e alegóricas sobre formas de pensamento existentes no contexto social em que o escritor estava inserido.
O estadunidense Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido como Mark Twain, nasceu na vila Florida no Estado do Missouri em 1835 e ficou conhecido por retratar de maneira autêntica os costumes e regionalismos do interior dos EUA.
Twain publicou diversas obras sobre temas variados, mas chamaram atenção alguns de seus títulos como "As Aventuras de Tom Sawyer" e o posterior "As Aventuras de Hucklebeery Finn" que faziam apologia ao modo de vida infantil retratado com a simplicidade e fidelidade que lhe eram habituais, além de um humor leve e ingênuo tipicamente atribuído a esta faixa etária.
Também são do escritor clássicos famosos como o livro "O Príncipe e O Mendigo" e o conto "Um Assassinato, Um Mistério e Um Casamento".
Uma curiosidade é que o escritor estadunidense foi homenageado pelo Google com a já clássica mudança na logomarca; uma escolha natural visto que o escritor é do país de origem do site.
Informação: Wikipédia e Info Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)