Um dos maiores escritores de língua portuguesa e para muitos o maior poeta que nosso idioma já conheceu, Fernando Pessoa completaria 123 anos nesta segunda, dia 13 de junho.
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, capital lusitana, em 1888 e recebeu o "Antônio" em homenagem ao santo homônimo comemorado na mesma data. Depois da morte de seu pai, o autor português se muda para a África do Sul onde aprende a língua inglesa, o idioma vai ser muito importante para ele; dentre as suas quatro obras publicadas em vida três foram em inglês, sendo exceção apenas o livro Mensagem.
O autor português também ficou conhecido pelas diferentes personalidades por meio das quais escrevia, no total eram dezenas mais três ficaram mais célebres pela discrepância que tinham com o autor e pela obra de qualidade que produziram, foram elas: Ricardo Reis, Álvaro de Campos, e Alberto Caeiro.
Campos é reconhecido pelo pessimismo e poesias de alto impacto onde faz reverências por vezes ao triunfo da tecnologia e em outras descreve a decadência da sociedade, é irônico e mordaz e sua obra, segundo especialistas, pode ser dividida em diferentes fases.
Reis, por outro lado, é mais calmo e suas poesias apresentam por vezes ares bucólicos e mais líricos, além disso tinha apreço ao classicismo.
Por fim temos Caeiro que seria o mestre de todos os outros, centrado e prático o poeta era objetivo desvalorizando a metafísica e perspectivas que se baseassem num subjetivismo puramente introspectivo.
Mensagem
O único livro publicado por Pessoa em vida, como já antecipamos, foi Mensagem, a obra que reúne vários poemas de cunho nacionalista revela a preocupação do autor de exaltar a terra onde nasceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)