Eu nunca li o livro "O Segredo" por completo, primeiro porque eu dificilmente compraria um livro de auto-ajuda mantendo minha personalidade inalterada, segundo que os trechos que li da obra quando esta chegou em minhas mãos por empréstimo ou quando li acerca dela me fizeram concluir que o livro é só um meio enganoso de fazer dinheiro.
A principal proposta do livro, e do "documentário" correlacionado, é a defesa da chamada "Lei da Atração", segundo ela pensamentos positivos e crença nas coisas fariam com que o homem chegasse muito mais longe e obtivesse aquilo que deseja, ou seja, a fé como promotora do sucesso na vida é o segredo que dá título para a obra.
Agora como chamar de O Segredo algo que não é nem um pouco secreto? Está é a pergunta sem resposta. Vários depoimentos presentes no livro atestam que os envolvidos falam de otimismo e esperança, e atribuem a estas coisas ganhos que obtiveram durante a vida. Agora quem já não ouviu que otimismo faz bem ou que pensar positivo é sempre melhor, aliás até livros de auto-ajuda certamente já falaram sobre o assunto pois parece óbvio que crer em algo ajuda em conquistar este algo.
Basta pensar logicamente, alguém otimista será mais motivado e por isso fará as coisas melhor e com mais afinco, quem não está ligando para algo, ou seja, que está pensando que nada irá dar certo, não fará esforços por entender que a causa está perdida. Para que fique mais ilustrativo pensemos num atleta que entra numa competição convencido de que não vencerá, a sabedoria popular nos diz que dificilmente vencerá se nem ele mesmo acreditar em si próprio.
Assim fica claro que O Segredo oculto por tantos gestores e pessoas de sucesso não é segredo nenhum pois fala do milenar entendimento de confiança, se você confia em algo e acredita que pode conseguir este algo continuará a fazê-lo e por isso terá mais chances de conseguir o que quer.
Lembro de uma fase que mesmo o menos religioso dos cidadãos conhece; "A fé remove Montanhas", extraída da Bíblia ela diz, numa análise superficial, que a fé tem poder e com ela pode se conseguir feitos extraordinários, alguém aí se lembra de algum certo livro que fala de um certo segredo...
Só para ficar ainda mais claro, se é que é possível, até sair na rua é uma atividade que preciso de uma certa dose de fé, desta vez não tão religiosa, para ser realizada. Sabemos que toda vez que andamos por aí temos chances de sermos assassinados, mas porque não ficamos simplesmente em casa então.... Simples, pois temos acreditamos que isso provavelmente não ocorrerá, quem por outro lado não confiar nisso terá medo e talvez nem saia de casa.
Assim "O Segredo" se vende como revolução mas só faz repetir algo defendido diversas vezes, "pensar positivo", confiar e ser otimista são receitas muito antigas de como se conseguir aquilo que se quer, mas, Rhonda Byrne queria dinheiro e vendeu a velha teoria recauchutada como grande revolução dos últimos tempos.
Sabe aquele carro velho que o vendedor fez uma pintura meia-boca na lataria e quer, de maneira absurda, vender para você como um "zero quilômetro", isso é "O Segredo" de Rhonda Byrne.
Segundo os especialistas que leram a obra como um todo, parabéns a ele por ter conseguido essa façanha, o livro tem números absurdos e outras teses bem pouco confiáveis, mas como só posso falar do pouco que li afirmo somente que não tem segredo em "O Segredo", o que não é apenas contraditório, é desonesto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)