Depois da obra "Caçadas de Pedrinho" ter sido vetada e posteriormente ter este mesmo veto barrado pelo ministro da educação Fernando Haddad, agora foi a vez de um livro enviado aos professores da rede pública trazer orientação sobre Monteiro Lobato em suas páginas.
A polêmica surgiu em razão do livro "Caçadas de Pedrinho" trazer afirmações sobre a personagem Tia Anastácia que a denominam, por exemplo, como "negra de estimação".
Por esta razão uma obra pedagógica para educadores traz um capítulo com instruções acerca da abordagem sobre a personagem e a obra, valorizando a relevância de não julgá-las negativamente. “Perderemos parte significativa do que a obra de Lobato pode nos ensinar sobre o Brasil se reduzirmos essa personagem a uma mera manifestação de preconceito”, constata a o texto educacional.
Além disso o livro acresce: “Dizer que os livros infantis de Lobato são preconceituosos e recusá-los ou censurar passagens, em nome do combate ao preconceito, é esquecer que são ficções e que seus personagens e situações formam um mundo à parte, por mais que se relacionem de diferentes formas com o mundo real”.
Assim a obra conclui que o melhor é uma abordagem reflexiva que leve em consideração o ambiente social da época de Lobato, sem espaço para julgamentos prévios.
Informação e Foto: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)