Nesta seção eu geralmente tematizo livros que li por completo, não é o caso deste uma vez que minha relação com a obra se deu por vária consultas que fiz a ela nos trabalhos de filosofia que realizei.
O Livro é muito bom, como é dividido em três volumes há mais espaço para abordagem dos temas, evidente que ainda assim há simplificação, todavia isto não se trata de um problema, na verdade é algo que necessariamente terá de acontecer quando o objetivo for tratar de toda a história da filosofia.
O consagrado autor Geovanni Reale e seu parceiro Antiseri ousam porém ir além da mera narrativa histórica, o livro pode ser melhor interpretado como uma espécie de "história filosofante da filosofia" (citando alguém que eu esqueci quem é), o que significa que ele não pretende apenas expor fatos e sim analisá-los criticamente atribuindo juízos de valor e de importância para todas as correntes de pensamento.
O que pode ser um prejuízo, ainda que reduzido, é que a obra necessariamente seguirá o entendimento dos autores, aquilo de que eles não tem muita simpatia será preterido em detrimento das ocorrências histórico-filosóficas que estão em conformidade com o que eles pensam. Entretanto isto novamente não chega a ser um problema real, afinal é impossível (a meu ver) discutir filosofia querendo manter plena imparcialidade.
Em suma, recomendo, é um manual muito enriquecedor e bem escrito, não é de difícil compreensão e permite um aprofundamento consideravelmente maior no comparativo com outros livros do gênero, claro que não dispensa a leitura dos filósofos para quem quer se aprofundar, mas este não é o objetivo de nenhuma obra deste estilo, ou seja, os problemas da obra, se é que podem ser assim considerados, são em sua maioria limitações da própria proposta em que ela se baseia.
Ewerton Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)