Um dos países de maior eficiência econômica da América Latina, O Chile, é conhecido por estar na vanguarda das práticas da economia liberalista, todavia especialistas acusam o governo do país de ter exagerado ao permitir a veiculação de propagandas reais em seus livros didáticos.
Mas, antes que se pense que a veiculação trata-se de publicidade geradora de lucro para as editoras ou para o governo é bom saber que segundo os autores os informes publicitários estão inseridos no livro com fins pedagógicos, com o objetivo de transmitir idéias referentes a diferentes meios de linguagem e comunicação. No entanto isso não impediu que muitos chilenos acusassem o governo de estar praticando acordos velados com as corporações.
O que se pode dizer com certeza é que muitas das propagandas são explícitas e tem por público alvo justamente as crianças, e como todos nós já estamos cansados de saber elas são muito suscetíveis as "armadilhas" dos publicitários, por isso educadores defendem que apenas propagandas fictícias deveriam ser adicionadas a publicações com fins educacionais e acredito que seja o mais sensato.
Informação: Estadão
Foto: campal.com.br
Ewerton Gonçalves
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