Voltamos para a nossa última postagem do ano, bem como a derradeira mostrando os livros mais vendidos de 2012. Dessa vez o foco são nas obras de autoajuda e esoterismo, onde a religião católica teve grande destaque como você confere abaixo.
5° Nietzsche Para Estressados - Alla Percy

Nietzsche Para Estressados é o representante da autoajuda clássica neste top 5. A obra pega os aforismos do filósofo alemão e os transforma em máximas para uma vida melhor.
O autor, Allan Percy, também lançou no Brasil o bem-sucedido Oscar Wilde Para Estressados.
É bem vendido, mas é bom?
Pelos trechos que lemos não. A obra aparenta ser mais um livro que irá desvirtuar a teoria de um grande pensador (neste caso o quase sempre mal-interpretado Nietzsche) simplificando-a e retirando-a do contexto.
Além disso, é mais um daqueles livros que superficializam demais a vida.
Mais detalhes sobre Nietzsche Para Estressados:
4° É Tudo Tão Simples - Danuza Leão
A socialite Danuza Leão resolveu dicas de como ser elegante com simplicidade e o resultado dificilmente poderia ter sido melhor. A obra foi muito bem, conseguindo desbancar em algumas ocasiões o até então imbatível Ágape.
É bem vendido, mas é bom?
Relativo. A obra não tem méritos estilísticos, mas pode ser boa para quem considera importante seguir as dicas de elegância da alta sociedade, transmitidas por alguém que supostamente compreende bem o assunto.
Mais detalhes sobre É tudo Tão Simples
3° Ágape - Padre Marcelo Rossi
Campeão do ano passado, Ágape passou muitas semanas sem ser superado em 2012 e só perdeu força mesmo do meio para o final do ano.
A obra foi um achado mercadológico explorando um público curiosamente pouco considerado pelas editoras (os leitores católicos) e trazendo um preço acessível. Nem precisa mencionar também a popularidade de Padre Marcelo Rossi.
É bem vendido, mas é bom?
Não exatamente. A obra é superficial e apresenta pouco conteúdo relevante. Além disso, grande parte do curto livro é preenchida por orações que em nada se comparam as preces intrínsecas ao cristianismo
Mais detalhes sobre Ágape:
2° O X da Questão - Eike Batista

Eike Batista escolheu fazer de sua biografia uma lição de vida e, beneficiado pelo fato de ser o homem mais rico do Brasil à época, a obra acabou se vendendo como guia de enriquecimento assinada pelo aparente maior especialista nacional.
O sucesso do livro também foi em grande parte uma consequência da divulgação do livro na Globo durante o programa dominical Fantástico.
É bem vendido, mas é bom?
Pelo que vimos não. A obra idealiza a trajetória de Eike e mistura dicas óbvias e superficiais sugerindo muito e explicando pouco.
Mais detalhes sobre O X da Questão:
1° Agapinho - Padre Marcelo Rossi

Ágape pode ter sido superado este ano, mas Padre Marcelo Rossi não. O religioso católico mais popular do Brasil adaptou sua obra para as crianças (com direito a ilustrações) e conseguiu ter o livro mais vendido do ano em autoajuda e esoterismo.
Para deixar a conexão clara, a obra infantil forçou o diminutivo na palavra grega para amor e assim surgiu Agapinho.
É bem vendido, mas é bom?
Não tivemos acesso ao conteúdo do livro. Segundo muitos, a adaptação não difere tanto do original, mas não temos como confirmar isso.
Mais detalhes sobre Agapinho:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e Dê sua Opinião Sobre O Tema.
Lembrando que qualquer opinião com boa educação é muito bem-vinda, mas ofensas são excluídas.
(obrigado pela visita, volte quando puder)